Skip to content

Balanço Positivo do XII Estágio Nacional de Karate KPS

06/29/2009

Graduados KPS - Junho 2009  Participantes no estágio

Realizou-se no passado Fim de Semana o XII ESTÀGIO NACIONAL KPS, em Caneças, dirigido pelos membros do Conselho Técnico, (Kiyoshi José Chagas, Mestre Alfredo Henriques, Mestre Cristina Mendes, Mestre César Olival e Mestre José Lemos).
Este Estágio contou com a presença de largas dezenas de Alunos, os quais de uma forma empenhada, participaram activamente nos 2 Treinos o da manhã e o da Tarde.
Da parte da manhã deu-se especial atenção ao Kihon e ao Kumite, tendo o Mestre José Lemos dirigido o treino dos Alunos mais Jovens até 8º Kyu, a Mestre Cristina dirigiu o treino aos Adultos até 7º Kyu e os Mestres César Olival e Alfredo Henriques dirigiram o treino conjuntamente  a partir de 6º Kyu até  Cintos Castanhos, onde foi abordado por todos os Mestres os pormenores Técnicos das Técnicas, com o objectivo de desenvolver nos Alunos a capacidade de compreensão, por forma a melhorar a sua  execução.
É muito importante este trabalho de desenvolvimento já que assim os Alunos podem ter uma maior percepcção do trabalho Fisico e Mental do Corpo, fazendo com que se ganhe na execução Técnica das Técnicas uma maior eficácia e um maior poder potencial de Impacto.
Quanto ao treino do Kumite, foram abordados uma vez mais e em sequência do treino de Kihon, ao aspectos básicos da execução técnica mas com parceiros desenvolvendo cada Mestre o treino mais adequado ao seu grupo mas transmitindo sempre os objectivos e os principios do Kumite, a fim de desenvolver o máximo de Eficácia.
Na 2º treino da manhã dirigido somente para os Alunos graduados (cinto vermelho e acima)  o Kiyoshi José Chagas dirigiu  o treino na sua totalidade, desenvolvendo exercicios de Kihon avançado, com sequências muito dinâmicas dando continuidade da explicação, dos pormenores Técnicos, básicos mas com o objectivo de um maior desenvolvimento do  trabalho intenso diferenciado entre deslocamentos  e Kamae (posição de guarda),  bem como trabalho de Equilibrio Posicional, Velocidade e aumento Potencial de Impacto das Técnicas.
No Kumite (Jiyu Ippon Kumite), foi abordado intensamente o aspecto da movimentação como o elemento principal de Treino já que uma movimentação dura e estática não facilita o desenvolvimento da execução Técnica das técnicas treinadas no treino avançado Kihon.
Fomos depois todos confraternizar no Almoço ao ar livre, no Parque Olho do Cuco, onde uma vez mais esteve presente o Esprito de Camaradagem Amizade e muita Alegria, o que espelha bem o excelente ambiente que se vive no seio da nossa Associação.
Da parte da tarde houve um treino conjunto de Kata onde o Mestre José Lemos dirigiu o treino até 7º Kyu, o mestre César Olival até  4º Kyu, a Mestre Cristina Mendes (classe dos cintos Castanhos) eo Kiyoshi José Chagas e o mestre Alfredo Henriques as classes de Cintos Negros.
Como objecticvo deste treino, foi deliniado o desenvolvimento do trabalho de Kihon bem como o trabalho de kumite, numa ligação dos dois, por forma a interpretar de uma forma realista a execução dos Katas.
Cada Grupo desenvolveu as Katas adequadas ao seu nível de evolução sendo explicado, partes das Katas, com Bunkais(interpretação das técnicas utilizadas) por forma a que os Alunos tivessem uma maior compreensão da execução dos mesmos.
Nos grupos mais avançados os Alunos estiveram a treinar o Bunkai do seu Tokui, a fim de poderem depois apresentar no seu exame de Graduação.

Por fim começaram os Exames de Graduação onde se apresentaram 14 Candidatos, e nos quais se obtiveram os seguintes resultados:

Passaram para  CINTO PRETO:
3 Alunas (Ana Pessoa, Mariana Frutuoso, Raquel Franco (kari))
1 Aluno  (Telmo Lourenço)

Passaram para 1º DAN
1 Aluna (Ana Carregosa)
1 Aluno (Nazar Hrynchuk)

Passaram para 2º DAN
3 Alunos ( José Silvestre, Pedro Veloso e Miguel Penaguião)

Passaram para 3º DAN:
5 Alunos (João Pessoa, Ricardo Morgado, Pedro Neiva,Nuno Lourenço e Marco Neiva).

O Conselho Técnico felicita  todos os Alunos que atingiram un novo Grau na sua evolução de Karatekas.

Não esquecer que:    (Maior  Graduação/Maior responsabilidade)

A TODOS OS INTERVENIENTES NESTE XII ESTÀGIO NACIONAL KPS, UMA  PALAVRA DE AGRADECIMENTO PELA PARTICIPAÇÃO EMPENHO E DEDICAÇÃO QUE DEMONSTRARAM.

Queremos agradecer ainda à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Caneças, o apoio dado a este Estágio.

Kiyoshi José Chagas

NOTA: Brevemente estarão disponíveis mais fotografias

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: