Skip to content

1º Estágio Nacional de graduados KPS muito positivo

05/26/2009

Foto_GrupoFoto_ParticipantesSenpai_Joana_Mendes

 

 

 

 
Decorreu no passado fim-de-semana o I ESTÁGIO DE GRADUADOS KPS, nos Bombeiros Voluntários de Caneças em Caneças, com a presença de 40 Participantes Graduados.

Este I Estágio decorreu de acordo com as expectativas do Conselho Técnico da KPS, que esteve na sua totalidade presente: Kiyoshi José Chagas, Mestre Alfredo Henriques, Mestre Cristina Mendes, Mestre César Olival e Mestre José Lemos, onde os Graduados presentes, de uma forma empenhada acompanharam, todos os módulos que foram apresentados.

A 1ª Intervenção esteve a cargo da Sempai Joana Mendes, Aluna de Psicologia, no ISCTE, em Lisboa, que apresentou um trabalho sobre Psicologia do Desporto, do qual destacamos: a importância do psicólogo junto dos atletas de modo a aumentar a sua capacidade Motivacional permitindo que estes atinjam os objectivos a que se proposeram, bem como a responsabilidade do papel do treinador como formador de pessoas acima de tudo e seguidamente de professor, mestre, junto dos Alunos, Além destes, muitos outros aspectos foram apresentados, com o objectiivo de chegar aos Instrutores, uma ajuda para o seu trabalho no Dojo com os Alunos.

No Modulo seguinte o nosso Director Técnico Kiyoshi José Chagas, apresentou um trabalho “Do Tradicional (Dojo) / ao Competitivo”, onde os presentes, tiveram a oportunidade em Teoria e na Prática poderem, concluir que são mais os elementos que os unem do que aqueles que os separam, assim o Aluno, tenha a compreensão correcta do seu Treino no Dojo.

Passou-se ao 3º Modulo Kyusho onde o Sempai Pedro Veloso, fez uma breve apresentação do Kyusho e passou-se à prática de exercicios de modo a ser mais perceptivel a aplicação do mesmo como complemento ao Karate dando um outro sentido às técnicas e ao Bunkai dos Katas.

De seguida o Mestre César Olival apresentou e desenvolveu o tema sobre o “KI – A energia interna” onde após uma introdução inicial passou-se à prática de alguns exercícios de relaxamento por forma a permitir um melhor fluxo do KI pelo corpo.

Foi muito interessante verificar o poder e a capacidade de cada um de nós neste tipo de informação a qual é sem dúvida um bom complemento para o exerciso Fisico e Mental para o Treino de Karate.

Por último o Mestre Alfredo Henriques, falou sobre a massagem oriental Shiatsu, e todos os presentes tiveram a oportunidade de aplicar a mesma num exercício com parceiro.

Por fim, seguiram-se os pré-exames de Dan, sob o olhar atento do Conselho Técnico da KPS.

De um modo Geral a opinião unanime foi que este I Estágio foi muito produtivo e é realmente um evento a repetir.

É pretensão do Conselho Técnico da KPS, num próximo Estágio termos a oportunidade de apresentar matérias diferentes, aproveitando o conhecimento pessoal dos nossos Instrutores.

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: